Desmembramento de Imóveis ou Remembramento

O serviço é utilizado quando se pretende separar uma ou mais partes de um imóvel e/ou unificar uma ou mais áreas.

Ação que visa a expedição do Alvará de aprovação final de um desmembramento/remembramento pela Municipalidade para posterior registro no Cartório de Imóveis competente.

 


É importante saber
Oferece atendimento pela internet
Exige apresentação de documentos

Como solicitar?

Passo a Passo

1

Protocolar os documentos no sítio da Prefeitura http://cidadao-agronomica.e-publica.net/agronomica_protocolo/ e efetuar o pagamento da taxa.

2

Após aprovado o projeto apresentar os documentos impressos exigidos no Setor de Tributação.

3

Aguardar a expedição do Alvará

4

Retirar o Alvará do Desmembramento/Remembramento.

Informações Adicionais
Importante
O alvará tem validade de 2(dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período. O tempo para conclusão do serviço requerido, após a entrada do protocolo,conforme estabelecido pela lei é de 45 dias.

Documentos
Documento Apresentação Vias(s)
Matrícula do imóvel atualizada do Registro de imóveisFotocópia1
ART e/ou RRT(Anotação e/ou Registro de Responsabilidade TécnicaOriginal1
Memorial Descritivo do desmembramento/remembramentoOriginal3
Projeto de Desmembramento/remembramentoOriginal3
Além da relação de documentos discriminados, a Prefeitura reserva-se ao direito de exigir sempre que julgar necessário, outros documentos e/ou projetos, plantas, detalhamentos e especificações.Apresentação1

Órgão / Entidade responsável
  • Departamento Municipal de Planejamento e Meio Ambiente -

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos